O que é Patente ?

É bastante comum a confusão entre marca e patente, mas tratam-se de dois institutos diferentes. Enquanto a marca é um sinal distintivo que serve para identificar um produto ou serviço, a patente é o título que protege uma invenção ou uma nova utilidade para algo que já existe, por isso temos a Patente de Invenção e a de Modelo de Utilidade.

Para que uma invenção possa ser patenteada, ele deve preencher três requisitos: ser nova, ter atividade inventiva e aplicação industrial. O prazo de proteção da patente de invenção é de 20 anos e do modelo de utilidade é de 15 anos.

E existem também dois tipos de invenção, as radicais, que são aquelas totalmente inéditas e inovadoras, e as incrementais, que partem do que já existe para melhorar sua utilização e funcionalidade. E ambas podem ser patenteadas. Por isso, não deixe de nos consultar para saber se sua invenção é ou não passível de patenteamento.

Como é o processo de concessão de patente?

Busca de patenteabilidade: O primeiro passo é a realização de uma Busca Prévia, que é realizada por nosso consultor de patentes, que é um engenheiro, nas bases de patentes do mundo todo, a fim de verificar se todos os requisitos de patenteabilidade estão presentes. .

Redação e Depósito do Pedido de Patente: Se o resultado da Busca Prévia indicar a viabilidade da patente, então elaboramos o pedido técnico e fazemos o depósito no INPI.

Período de sigilo: Após o depósito, a patente fica até 18 meses em sigilo. Durante esse período é permitido ao INPI fazer exigências de esclarecimentos de qualquer aspecto do pedido, e devemos fazer o cumprimento da exigência, com as informações.

Requerimento de Exame: Ao término do período de sigilo, o depositante precisa apresentar um Requerimento de Exame ao INPI.

Subsídios de Terceiros: Qualquer interessado pode apresentar subsídios contra o pedido de patente em questão, os quais deverão ser respondidos pelo depositante, caso ocorram.

Final do Exame: Pedido deferido, emite-se a carta-patente com o pagamento de uma taxa final e abre-se um prazo de seis meses para que terceiros apresentem manifestações contra a concessão da patente na esfera administrativa do INPI. Em caso de manifestações, é possível apresentar oposição às mesmas.

Pedido indeferido, abre-se um prazo para que se apresente um recurso com argumentos suficientes e necessários para reverter a posição do INPI.

O que é inteligência competitiva?

É um trabalho que estuda e analisa as informações contidas em mais de 92 milhões de documentos disponíveis nas bases dos bancos de patentes mundiais para fornecer informações inteligentes sobre tecnologias, empresas e segmentos de mercado em geral.

A análise estratégica dessas informações gera inteligência competitiva sobre novos nichos de mercado, novas tecnologias, tendências de determinadas áreas tecnológicas, posição dos competidores em um mercado, capacidade de inovação e muitas outras informações valiosas, se bem analisadas.

Informação é um diferencial competitivo inestimável!

Entre em contato

Endereço

  • Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2504, Conj. 71
  • Jd. Paulistano São Paulo | SP

O que você procura?