Investir na divulgação e uso de uma marca sem se preocupar com seu registro pode acarretar várias dores de cabeça ao empresário.  A falta de realização de uma busca prévia no INPI para verificar se a marca escolhida está disponível, ou seja, se  não existe outra marca igual ou semelhante registrada ou já solicitada por outra empresa para um produto ou serviço igual ou afim, pode trazer problemas futuros.
Sem realizar essa busca, não é possível garantir que o uso da marca não viole marca de terceiro. Quando isso acontece, acaba sendo necessário mudar a  marca no meio do caminho, o que acarreta perdas financeiras e de marketing. A famosa rede de franquias Sodiê Doces inicialmente chamava-se Sensações Doces. Por conta de uma marca já registrada de outra empresa, acabou tendo que alterar a marca, o que tirou o sono de sua proprietária por pelo menos 4 meses!
Além disso, a empresa que tem sua marca violada pode requerer judicialmente indenização e até busca e apreensão de produtos. Por isso, o registro da sua marca é fundamental não apenas para evitar perdas financeiras, mas também para agregar valor ao seu negócio.
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